21ª Semana de Gravidez
Já são 21 semanas de gravidez e vamos falar de inchaço na gravidez e também sobre viajar grávida, viajar de avião e conduzir grávida. Também sabemos que tens fome, tem calma. Entretanto a tua bananinha já tem memória (se calhar mais que tu, com essa memória de grávida!)
O meu bebé
-
Idade de gestação 21 semanas
-
Idade Fetal 19 Semanas
-
Comprimento do embrião 27 cm (medida da cabeça
até ao fundo das costas)
-
Gestação 147 dias
-
Peso do embrião 330g (aproximadamente)
-
Tamanho Banana
Se tudo corre de feição à vigésima-primeira semana de gestação, as feições do teu bebé começam agora notar-se na sua pequenina cara. Se pudesses olhar para ele com clareza, talvez encontrasses uma expressão tua ou do pai!
A tua banana começa também por esta altura a desenvolver memória. Podes falar com ele, chamá-lo pelo nome, dar-lhe a ouvir a tua música favorita… Algures no seu cérebro, as coisas vão começando a ficar registadas. E não só: as papilas gustativas do(a) guloso(a) que aí vem também estão em formação. Em breve vai começar a saborear a vida!
Saúde e nutrição
Já tiveste um daqueles dias em que serias capaz de comer tudo o que está no frigorífico, incluindo o frigorífico? O apetite voraz poderá tomar conta de ti, de vez em quando. O ideal é teres sempre snacks contigo! Nozes ou barrinhas de cereais são boas e nutritivas opções.
Ao mesmo tempo, a pressão que um útero maior do que uma banana faz nos órgãos do sistema digestivo, pode causar-te sensação de inchaço e alguns gases. Os alimentos ricos em fibra, como os vegetais e as leguminosas, vão ajudar-te a evitar a prisão de ventre.
O meu corpo
Queres saber a última das tuas amigas hormonas? Se reparaste que o teu cabelo e as tuas unhas parecem ter ganho vida própria e crescem a um ritmo alucinante, é por causa delas. Tudo normal, nesta idade gestacional.
Temos dito que o exercício é super importante na gravidez e isso não muda à vigésima-primeira semana de gravidez. Só que, à medida que o tempo avança, há que reduzir o impacto do exercício. Sim às caminhadas, ao yoga, à natação. Não às competições de levantamento de peso e ao body pump. Combinado? O exercício também te vai ajudar a combater alguma ansiedade que comece a surgir com a chegada do dia-B(anana). Aproveita também para conversar sobre isso com quem já tem filhos, no teu grupo de amigos. Eles já passaram por isso, poderão acalmar o teu coração!
O meu dia-a-dia
Pela 21ª semana, vais a mais de meio da “viagem” da tua vida, e pode acontecer quereres viajar para outras paragens. Mas será que viajar na gravidez é seguro? É sim, e damos-te todas as dicas para que tudo corra tranquilamente.
Se for uma viagem longa (seja em distância ou tempo), convém que avises o teu médico do teu plano. Só ele te poderá dar a certeza absoluta de que podes viajar. À partida, se não estás a viver uma gravidez de alto-risco e tudo estiver a correr na perfeição, poderás viajar até à 36ª semana.
As futuras mamãs podem conduzir até um estado avançado da gravidez. Contudo, é necessário tomar precauções. Ajusta o banco e o volante de forma a ficares confortável e com a postura correcta. Por causa do impacto do airbag, é importante que o volante fique pelo menos a 20 cm de ti. E o cinto de segurança é para ir sempre posto! Coloca-o de forma a que não faça pressão na zona frontal da barriga, contornando-a por baixo e de lado, garantido ao mesmo tempo a máxima protecção do teu externo.
Quanto à viagem, deves parar sempre que o teu corpo pedir. Não segures xixis, mantém-te hidratada e vai esticando as pernas!
Se viajares de comboio, aproveita as paragens para levantar e dar uma volta pelo corredor. Numa viagem mais longa, é bom passeares um bocadinho mais. Mas deves ter cuidado com a instabilidade que, por vezes, o comboio tem.
Para as mamãs que querem voar com o bebé, o conselho do comboio também se aplica. Além desse, informa a companhia aérea de que vais viajar grávida (a partir da 28ª semana poderão pedir-te um atestado).
E, para toda e qualquer viagem, é super importante:
- Manter a calma, deixar o stress em casa e pensar que podem acontecer imprevistos;
- Levar snacks saudáveis para qualquer momento de fome;
- A tua garrafa de água é a tua melhor companheira. Sempre contigo para todo o lado;
- Veste-te e calça-te da forma mais confortável possível;
- Não carregues mais do que aquilo que realmente precisas e dá prioridade às malas de rodinhas. Já carregas peso suficiente em ti!
Pronto, mamã, se for o caso… Boa viagem!